Volkswagen Golf GTI Clubsport: Vitaminas para o GTI

Volkswagen Golf GTI Clubsport: Vitaminas para o GTI

Volkswagen Golf GTI Clubsport: Vitaminas para o GTI

Novo Clubsport conta com modo de condução especial para Nurburgring

 

A gama do novo Golf começa aos poucos a ficar completa, especialmente nas versões mais desportivas. É que depois do GTi, GTE e GTD, agora foi apresentada a versão que faz a ponte entre o GTi e o próximo Golf R: o Golf GTI Clubsport.

 

Trata-se de uma versão mais leve e mais potente do modelo de tração dianteira Golf GTI. A diferença em relação ao anterior Clubsport é que deixa de ser uma edição limitada, para ser uma versão de produção em série.

 

O GTI Clubsport recorre à versão Evo 4 do motor 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina EA888 debitando nesta versão 300 cv e 400 Nm (mais 55 cv e 30 Nm face ao GTI normal). Acoplada ao bloco de quatro cilindros encontra-se a mesma caixa de sete velocidades automática (DSG), mas com relações mais curtas do que no GTI ‘normal.

 

O GTI Clubsport Mk8 acelera de 0-100 km/h em menos de seis segundos – valor não especificado -, e atinge velocidade máxima limitada a 250 km/h.

 

A Volkswagen diz que o novo GTI Clubsport conseguiu cumprir uma volta em Nürburgring em 7 minutos e 54 segundos (13 segundos mais rápido face ao GTI normal, embora seja cinco segundos mais lento que o Clubsport S).

 

Foi inspirado precisamente no desempenho do Clubsport no “Inferno Verde” que os engenheiros da Volkswagen incluíram um modo de condução Special, ainda mais extremo que o modo Sport. Este modo especial afina o amortecimento da suspensão para o melhor desempenho no circuito de Nürburgring Nordschleife.

 

Além disso, o Clubsport conta com diferencial dianteiro com autoblocante eletromecânico VAQ que substitui o sistema XDS eletrónico do GTI básico. Este novo diferencial pode ser ajustado, de acordo com os modos de condução do automóvel, incluindo 15 configurações, desde o mais conservador Comfort ao mais radical Sport.

 

A suspensão foi otimizada e rebaixada, aproximando o Clubsport mais 15 mm do solo do que o Golf GTI de base. O sistema de amortecimento variável Dynamic Chassis Control (DCC) também foi atualizado.

 

No exterior, o Clubsport exibe detalhes exclusivos, como sejam as jantes de 19 polegadas, a asa traseira em preto e difusor traseiro e o para-choques dianteiro distinto, com um novo divisor. No interior, as alterações são limitadas aos revestimentos dos bancos.