Honda vai lançar um crossover elétrico e um CR-V híbrido em 2023

Honda vai lançar um crossover elétrico e um CR-V híbrido em 2023

Honda vai lançar um crossover elétrico e um CR-V híbrido em 2023

O plano de eletrificação da Honda prevê o lançamento de um crossover elétrico e de um novo CR-V híbrido na Europa em 2023. O objetivo final é acabar com as vendas de automóveis de combustão até 2040.

O crossover subcompacto elétrico está a ser desenvolvido sob o nome de código e:Ny1 Prototype. Com linhas familiares, este SUV foi revelado em Outubro de 2021 como o e:NS1 e e:NP1 para a China, onde ambos serão produzidos pelas joint-ventures locais Dongfeng Honda e GAC Honda, respetivamente. A Honda também anunciou o lançamento nos Estados Unidos e na Europa de um crossover híbrido de segmento C, o que significa que será maior que o comercializado atualmente na Europa.

Os dois crossover irão juntar-se ao novo Civic Híbrido que vai começar a ser vendido a partir de Novembro deste ano. Além disso, a nova geração do CR-V também foi confirmada para lançamento europeu em 2023. O SUV maior estará disponível com uma motorização híbrida (HEV) e híbrida plug-in (PHEV). O renovado CR-V deverá ser apresentado no final do ano.

A Honda pretende até 2040 deixar de vender automóveis de combustão em todo mundo. Até lá, ela pretende que os automóveis elétricos a bateria e a pilha de combustível representem 40% das vendas totais até ao final desta década. A percentagem deverá duplicar para 80% até 2035. O último automóvel com motor a gasolina a ser lançado na Europa será o Civic Type R. Estará equipado com um motor turbo a gasolina de 2.0 litros com mais de 300cv, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades que transmite a potência e o binário às rodas dianteiras.